Vacinas e Farmavet

O Centro Veterinário MestreVet oferece e aplica vacinas para cães e gatos 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados. Nosso compromisso é com a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo, para que assim você e ele possam viver tranquilos e seguros.

Vacinas e Farmavet

Na MestreVet oferecemos a Farmavet, farmácia veterinária equipada e preparada, para atender seu melhor amigo. variedade em medicamentos, suplementos alimentares, rações terapêuticas, tapetes higiênicos, shampoos, antipulgas e muitos outros itens estão à disposição para tornar a vida de cães e gatos mais feliz e confortável! Para sua comodidade, a farmácia do nosso hospital fica aberta 24 horas por dia.

As vacinas têm como principal objetivo imunizar o seu pet diante de doenças como raiva (em cães e gatos), cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose – predominante em cães – e complexo respiratório felino e panleucopenia – predominante em gatos. É essencial relembrar que as vacinas atuam não somente contra o surgimento de doenças, mas também nas complicações decorrentes delas.

Atualmente, a incidência de doenças em pets diminui consideravelmente a cada ano, fruto do constante acompanhamento veterinário e dos programas de vacinação de filhotes e dos reforços anuais de cada vacina. Associados a isso, os cuidados médicos e nutricionais permitem uma vida canina e felina saudável e longe das principais doenças. Inúmeras vacinas estão disponíveis para cuidar do seu melhor amigo.

Obrigatórias ou não, são fundamentais para a qualidade de vida e a segurança de cães e gatos. Com exceção da vacina antirrábica – anualmente obrigatória durante toda vida canina – consulte sempre seu médico veterinário de confiança para seguir as orientações e saber que vacinas aplicar no seu melhor amigo.

A Vacina Polivalente, popularmente conhecida como V8 ou V10, é a principal vacina para cães e os protege de cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose. Outras vacinas podem ser recomendadas, conforme o estilo de vida do animal. São elas: Vacina contra a Tosse dos Canis – protege contra a Bordetella bronchiseptica (“gripe”) – indicada para cães de pequeno porte; Vacina contra Giardíase Canina – protege contra a giárdia; e Vacina contra a Leishmaniose. Pets vacinados contribuem não só com a saúde da família em que estão inseridos, mas também com a menor incidência de doenças que podem ser letais para animais e seres humanos. Esse é um dos motivos da vacina contra a raiva ser obrigatória em todo território nacional. Cães e gatos adultos, quando vacinados e vermifugados na vida pregressa, dificilmente desenvolvem doenças virais, pois foram imunizados ainda filhotes e mantiveram a vacinação anual.

Para os animais jovens, portanto, a vacina é um componente primordial para uma vida saudável. Sem elas, cães e gatos podem vir a óbito nos primeiros anos de vida. Neste sentido, seguir orientações veterinárias corretas para aplicação das vacinas na idade adequada, bem como complementar o ciclo de vacinas de filhotes com a dose certa, terão enorme importância na vida adulta do seu melhor amigo. É salutar ressaltar que falhas imunológicas – inabilidade do animal para desenvolver anticorpos – vacinas refrigeradas incorretamente e a aplicação de vacinas enquanto o animal se encontra doente ou debilitado podem, também, ocasionar óbito.

Ficam evidentes os benefícios ao vacinar cães e gatos. Além de uma vida saudável e sem percalços, as vacinas proporcionam aos pets e aos seus tutores tranquilidade e segurança para visitarem parques, praças e ruas, conviver com outros animais e seres humanos e viajar, quando houver necessidade. Sendo assim, não deixe de cuidar do seu melhor amigo: a partir dos 40 dias de vida, você já pode iniciar as doses, sempre sob orientação de um veterinário. Normalmente, este é o cronograma:

1ª ETAPA - 45 a 60 DIAS DE VIDA:

primeira dose de V10, com o animal já vermifugado;

2ª ETAPA - 75 A 90 DIAS DE VIDA:

30 dias depois da primeira dose, o animal deve receber a segunda dose da V10 e a primeira dose da Vacina contra Tosse dos Canis e da Vacina contra Giardíase Canina;

3ª ETAPA (APÓS 30 DIAS DE INTERVALO):

deve ser aplicada a terceira dose da V10, a segunda dose da Vacina contra Tosse dos Canis e da Vacina contra Giardíase Canina;

4ª E ÚLTIMA ETAPA:

com cinco meses de idade, o filhote deve tomar a Vacina Antirrábica e, se avaliada a necessidade, uma quarta dose de V10.

Reforço anual:

Após o ciclo de 12 meses do término da última dose (4ª etapa), é preciso atentar para o reforço anual em cães e gatos. O animal deve receber uma dose de cada vacina ministrada quando filhote, ou seja, Polivalente (V10), Vacina contra Tosse dos Canis, Vacina contra Giardíase Canina e Vacina Antirrábica. Esse processo deve ocorrer anualmente para proteger a saúde e o bem-estar do animal.